Translate

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Carta da Semana: Mermail Abyssocea


E ai galera, tudo joia? Depois de um bom tempo sem postar, irei novamente trazer um post aqui ao Blog falando desta vez sobre as Carta da Semana, peço desculpas pelo falta de postagens, mas ando meio ocupado e com outros deveres a fazer, então espero que compreendam o meu lado, mas voltando a postagem, hoje irei falar sobre uma cartinha, que é parte integrante do arquétipo de sereias, Mermail. Essa carta vem aparecendo em algumas Deck Lists do inicio de Setembro pra cá, mas o que realmente iremos ver aqui, é uma analise para entender ela, para ver se faz uma grande mudança na jogabilidade e nas estratégias, saber alguns pontos peculiares e curiosos, e algumas regras, que as vezes acabam por confundir o jogador. Bom vamos lá:



Apresento a vocês a sereia:



Mermail Abyssocea:

You can target 1 "Mermail" monster you control; Special Summon any number of Level 4 or lower "Mermail" monsters from your Deck whose combined Levels are less than or equal to the Level of that monster, then send that monster to the Graveyard. You can only use the effect of "Mermail Abyssocea" once per turn.

Você pode selecionar 1 monstro "Mermail" que você controla; Special Summon um número de monstros Mermail do seu Deck que seus Níveis combinados seja igual ou menor ao do monstro selecionado, então envie o monstro para o Cemitério. Você pode apenas usar o efeito de "Mermail Abyssocea" uma vez por turno.  


Vamos lembrar que a leitura do efeito ajuda bastante a compreensão de seu funcionamento, então caso você não entenda o efeito na primeira leitura, é importante que releia novamente, as vezes muitos erros e desentendimentos se resolvem com uma leitura atenciosa.


Abyssocea



Jogabilidade 



Inicialmente, a Mermail Abyssocea começou a ser implementada recentemente em Deck Mermail, e tem entrado como uma ótima alternativa, pois como podemos ver, ela tem um efeito bastante interessante, que no envio de um monstro Mermail no campo para o Cemitério, você pode trazer uma quantidade de monstros Mermail que a soma de seus Níveis seja igual ou menor ao do Mermail enviado, então isso resultará geralmente em cima dos Mermail de Level 7 do Deck (Abyssteus, Abyssmegalo e Abyssleed), que relativamente entram fácil em campo (não só os Level 7, pois Mermail em si é um Deck com uma grande força de Special Summon), e assim poderemos ter um grande leque de combos e jogadas, que irei expor alguns desses combos aqui, mas antes de começar, gostaria de ressaltar que na nossa última Ban List, Mermail teve a limitação de duas de suas peças importantes, que são o Atlantean Dragoons e Deep Sea Diva, que fez com que sua estrutura mudasse "bastante", e não que isso tenha resultado em algo menos ofensivo, longe disso, Mermail continua sendo muito agressivo, porém sua jogada padrão se converteu a uma forma diferente, e atualmente, com grande certeza, o grande nome desse Deck hoje em dia se chama Mermail Abyssteus, e é em cima dele que Mermail Abssyocea irá se erguer, então nessa parte, acho importante demonstrar os combos para melhor entendimento:


Suponhamos que você tenha começado o duelo com Mermail Abyssteus, duas Aqua Spirit e um outro monstro WATER.

Combo 1

1º: Ative efeito do Abyssteus, descarte esse monstro WATER, e faça Special Summon.
2º: Com o segundo efeito de Abyssteus, busque Abyssocea do seu Deck para a sua mão.
3º: Faça o Normal Summon de Mermail Abyssocea.
4º: Ative o efeito de Abyssocea, mandando Abyssteus para o Cemitério, assim trazendo dois monstros Mermail, um de Level 4 e outro de Level 3.
5º: Remova Abyssteus no Cemitério e Special Summon Aqua Spirit.
6º: Nessa etapa, você terá dois monstros Level 3 e dois Level 4 em campo. Com os Level 3, faça o Special Summon de Leviair Dragon, e com os Level 4 faça traga Lavalval Chain.
7º: Com Lavalval Chain, retire um Material e envie do Deck para o Cemitério o Atlantean Dragoons.
8º: E com a segunda Aqua Spirit na mão, remova o Atlantean Dragoons, e faça Special Summon dela.
9º: Com Leviair, retire um Material e traga a campo o Atlantean Dragoons.
10º: Na resolução disso, você terá em campo Leviair Dragon, Lavalval Chain, Aqua Spirit e Atlantean Dragoons, e com os dois Level 4, faça o Xyz Summon do Bahamut Shark.
11º: Ative o efeito do Bahamut Shark, retirando o Dragoons como Material, e invoque Mermail Abysstrite.
12º: Busque um Sea Serpent do Deck para mão com o efeito do Atlantean Dragoons.
Resultado: Leviair Dragon, Lavalval Chain, Bahamut Shark e Abysstrite em campo, e um Sea Serpent na mão (que dependendo do Deck, pode ser um Elemental Lord Moulinglacias).


Combo 2

1º: Ative efeito do Abyssteus, descarte esse monstro WATER, e faça Special Summon.
2º: Com o segundo efeito de Abyssteus, busque Abyssocea do seu Deck para a sua mão.
3º: Faça o Normal Summon de Mermail Abyssocea.
4º: Ative o efeito de Abyssocea, mandando Abyssteus para o Cemitério, assim trazendo dois monstros Mermail, um de Level 4 e outro de Level 3 (de preferencia Abysslinde e Abysspike).
5º: Remova Abyssteus no Cemitério e Special Summon Aqua Spirit.
6º: Remova o monstro WATER que foi descartado com o Abyssteus, e faça o Special Summon da segunda Aqua Spirit.
7º: Com duas Aqua Spirit, Abysslinde, Abysspike e Abyssocea, ataque o oponente diretamente, caso o campo dele esteja aberto, resultando em 7400 de Dano.
8º: Com dois monstros Level 4, faça Xyz Summon do Gagaga Cowboy em Posição de Defesa.
9º: Retire um Material, ative seu efeito e ganhe o duelo.


Combo 3

1º: Ative efeito do Abyssteus, descarte esse monstro WATER (que supostamente é um monstro Level 4 nesse caso), e faça Special Summon.
2º: Com o segundo efeito de Abyssteus, busque Abyssocea do seu Deck para a sua mão.
3º: Faça o Normal Summon de Mermail Abyssocea.
4º: Ative o efeito de Abyssocea, mandando Abyssteus para o Cemitério, assim trazendo dois monstros Mermail, um de Level 4 e outro de Level 3 (de preferencia Abysslinde e Abysspike).
5º: Remova Abyssteus no Cemitério e Special Summon Aqua Spirit.
6º: Remova o monstro WATER Level 4 que foi descartado com o Abyssteus, e faça o Special Summon da segunda Aqua Spirit.
7º: Com os dois monstro Level 3, Special Summon Leviar Dragon.
8º: Ative efeito do Leviair, retire um Material, e faça Special Summon do monstro WATER Level 4.
9º: Com dois monstro Level 4, faça o Bahamut Shark, e com os outros dois que sobraram, faça Abyss Dweller.
10º: Ative o efeito do Bahamut Shark retirando um Material, e traga Mermail Abysstrite.
Resultado: Leviair Dragon, Abyss Dweller, Bahamut Shark e Abysstrite em campo.


Suponhamos agora que você tenha começado o duelo com os seguintes monstros em mão: 2 Mermail Abyssteus, Tidal, Dragon Ruler of Waterfalls, Aqua Spirit e um monstro WATER.


Combo 4

1º: Ative efeito do Abyssteus, descarte Tidal, Dragon Ruler of Waterfalls e faça Special Summon.
2º: Com o segundo efeito de Abyssteus, busque Abyssocea do seu Deck para a sua mão.
3º: Faça o Normal Summon de Mermail Abyssocea.
4º: Ative o efeito de Abyssocea, mandando Abyssteus para o Cemitério, assim trazendo dois monstros Mermail, um de Level 4 e outro de Level 3.
5º: Com os dois monstro Mermail de Level 3 em campo, faça o Xyz Summon de Mechquipped Angineer.
6º: Faça o Special Summon da Aqua Spirit em sua mão, removendo Abyssteus do Cemitério.
7º: Com o Mermail Level 4 e Aqua Spirit, faça o Xyz Summon de Bahamut Shark.
8º: Ative o efeito de Bahamut Shark em campo, retirando um Material e trazendo Mermail Abysstrite.
9º: Faça Special Summon do segundo Abyssteus, descartando o monstro WATER na sua mão.
10º: Remova os dois monstros WATER que estão no Cemitério (Material de Bahamut e descarte de Abyssteus) e faça Special Summon de Tidal, Dragon Ruler of Waterfalls.
11º: Com Tidal e Abyssteus em campo, faça Xyz Summon de Mermail Abyssgaios.
Resultado: Mermail Abyssgaios, Bahamut Shark, Mermail Abystrite e Mechquipped Angineer em campo.



Bom galera, os combos em si podem seguir em várias ramificações diferentes, dependendo do jeito em que o Deck for organizado, contando com a probabilidade de puxar tais cartas na mão e tal. Além disso, existe outros meios de Combos assim usando bastante o Elemental Lord Moulinglacia, que muita as vezes é questionado pela sua necessidade de uso ou não, e isso vai bastante do jogador em si, que deve analisar isso com precisão, vendo os benefícios e malefícios. Outra carta que com certeza merece um destaque nesses combos, além de Mermail Abyssocea e Mermail Abyssteus, é a Aqua Spirit, que se presencia em pelo menos todos os que eu demonstrei ai em cima, pois é ima carta que vai dar continuidade no fluxo de jogadas.


Agora voltando para Mermail Abyssocea, ela apresenta um papel de buscar rapidamente a campo, dois monstros que possam encontrar monstros Xyz futuramente dentro desse combo, isso faz com ela seja uma das cartas principais dessa estratégia, e que de certa forma agiliza o Deck também, as vezes conseguindo abusar de Atlantean Dragoons dentro desse combo (lembrando que ele está limitado). Vale ressaltar que os monstros que chegam pelo efeito de Abyssocea a campo, perdem o tempo de ativação, porque inicialmente o efeito irá selecionar um monstro, depois trazer os dois novos e em seguida o monstro que foi selecionado é enviado ao Cemitério, sendo essa a última ação a resolver, monstros como Mermail Abysspike, Mermail Abyssturge e Mermail Abyssdine irão gerar um "Miss the Timing", então é bom ter uma atenção nisso.

Outra coisa interessante, é que Abyssocea não é uma carta completamente inútil quando está sozinha, podendo se fazer de alvo para o seu próprio efeito, e nisso pode resultar em uma Abysslinde, que para uma determinada jogada mais complicada, pode servir mais efetivamente, por causa de seu bom efeito, e até mesmo por ter mais poder de ataque que Abyssocea. E além de Abyssteus, ela também pode ser buscada para a mão com o grandioso Abysspike, porém, vai depender do contexto.

Dentro de um Deck Mermail puro, Abyssocea segue praticamente a mesma função, porém, o combo muda de acordo com a disponibilidade dos monstros do Extra Deck, e vamos lembrar que não se tem o uso de Atlantean Dragoons. 

Bom, está faltando uma Deck List que seja uma forma de mostrar como seria o ideal de uso dela. Então, aqui está a Deck List do vice lugar do YCS Toronto, Sorosh Sarbain, com seu Tidal Mermail:




Monstros (34):

3x - Aqua Spirit
1x - Atlantean Dragoons
3x - Atlantean Heavy Infantry
2x - Atlantean Marksman
2x - Effect Veiler
3x - Maxx "C"
3x - Mermail Abyssgunde
1x - Mermail Abyssleed
3x - Mermail Abysslinde
2x - Mermail Abyssmegalo
1x - Mermail Abyssocea
3x - Mermail Abysspike
3x - Mermail Abyssteus
1x - Mermail Abyssturge
3x - Tidal, Dragon Ruler of Waterfalls

Mágicas (3):

3x - Mystical Space Typhoon

Armadilhas (3):

3x - Abyss-sphere 

Extra Deck:

1x - Crimson Blader
1x - Abyss Dweller
1x - Bahamut Shark
1x - Gagaga Cowboy
1x - Lavalval Chain
1x - Leviair Dragon
2x - Mecha Phantom Beast Dracossack
1x - Mechquipped Angineer
1x - Mermail Abyssgaios
2x - Mermail Abysstrite
1x - Number 11: Big Eye
1x - Number 85: Crazy Box
1x - Wind-Up Zenmaines 


Como é possível notar, não se usa um  grande número de cópias da mesma, porque é uma carta que pode ser buscada com Mermail Abyssteus e Abysspike, reciclada com Mermail Abyssturge, e que também pode entrar facilmente em campo com Mermail Abysslinde, Abyssgunde, então não existe essa grande necessidade de ter muita cópias. Grande parte dos combos explicados lá em cima, também foram baseados nessa estrutura, portanto, todos funcionam com esse determinado Deck, na qual tem o seu mérito de ter conseguido um segundo lugar em um YCS, apresentando uma excelente consistência e elaboração bem pensada.


Trivia

Abyssocea é baseada em Oceânides que nas mitologia grega e romana, são as filhas de Oceano e Tétis. Elas eram ninfas coroadas de flores, el acompanham, durante os cortejos, a concha de Tétis, sua mãe. As Oceânides são as ninfas dos fundos inacessíveis do mar e do Oceano, seu pai. Algumas, nas lendas, distinguiram-se, tais como Clímene, esposa do titã Jápeto, e Dione, amante de Zeus. Na obra "Teogonia", Hesíodo descreve as 40 ninfas de "áureos tornozelos", ou seja, dentre as oceânides essas citadas por Hesíodo seriam divindades menores associadas aos fenômenos marítimos.

Fonte: Wikipedia.


Conclusão Final

Como podemos perceber, Abyssocea veio como um novo ponto chave ao Deck Tidal Mono Mermail, ajudando na velocidade que foi um pouco reduzida com a limitação de Atlantean Dragoons e Deep Sea Diva, e eu não sei se posso considerar o Deck atual é melhor ou pior que a versão anterior, porém, para mim, os dois despontam de extrema velocidade e agressividade, sendo excelentes Decks. Os combos apresentados são logicamente baseados em uma suposição de "mão ideal" para tal, não quer dizer que sempre isso irá acontecer dentro todos os duelos realizados, mas podemos sim acreditar que a chance existe, e não é baixa, e que seu resultado será muito bom (pelo menos no meu ponto de vista sim). Eu espero que vocês tenham gostado realmente da postagem de hoje, e peço novamente desculpa pelo "quase um mês sem postar", e pretendo estar trazendo novos posts para cá brevemente e com novidades também. Agora gostaria que vocês comentassem, criticas são sempre bem vinda, tanto negativas quanto positivas. Então é isso, até o próximo post.

Muito obrigado e até mais.
(God of Death) Kaos

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Post muito bom, sobre o meu Deck Preferido. E eu não sabia que Mermail Abysspike e Mermail Abyssturge tomavam Miss Timing quando são invocado pelo efeito da Ocea, mas agora eu to "manjado", Graças ao Post =)

    (LXD) Thunder, o Tesão das Menininhas...

    ResponderExcluir