Translate

domingo, 25 de agosto de 2013

Destaque da Semana: Scapegoat

E ai galera, tudo jóia? Destaque da Semana retorna trazendo mais um carta feita por Maximillion Pegasus, mas só que essa de hoje, é um caso a parte, ela ficou conhecida primeiramente quando Joey Wheeler usou no Anime Yu-Gi-Oh! Duel Monsters, que para os Brasileiros era chamada de Bode Expiatório, ou isso no plural, lembram? Vamos ver porque essa carta foi escolhida para aparecer nesse post.



Special Summon 4 "Sheep Tokens" (Beast-Type/EARTH/Level 1/ATK 0/DEF 0) in Defense Position. These Tokens cannot be Tributed for a Tribute Summon. You cannot Summon other monsters the turn you activate this card (but you can Set).

Se você ativar esta carta, você não pode invocar outros monstros neste turno. Invoque especialmente 4 Sheep Tokens (Beast-type/Earth/ATK 0/DEF 0) em modo de defesa. Os Sheep Tokens não podem ser usados como sacrifício para uma invocação por sacrifício.


Então galera, esses dias eu venho acompanhando diversos duelos pelo Dueling Network para notar novas modinhas tendências que vem rolando pelo mesmo, com relação a nova Banlist TCG de Setembro divulgada, e muitas coisas diferentes e novas eu comecei a perceber, algumas boas e outras ruins, mas que no caso, não irei expor aqui todas, só que ultimamente tem existido uma enorme falação em cima de um tal de Plant Ruler, ou Dragon Plant ou alguma coisa do tipo, mas eu acho esse nome não seria o correto em minha opnião, porque Plant não é necessariamente algo numeroso, são apenas três em média, como o Lonefire Blossom, Spore e Dandylion, e muitas vezes não chegam a ser todos aproveitados, e também não são as grande ferramentas que fazem o Deck rodar, mas é claro que existe todo um combo com os monstros apresentados, mas eu prefiro nomear de Ruler Synchro ou Synchro Ruler (ou Synchro Rules para os zueros), e tem vezes que eu vejo mais monstros Lightsworn, que em tese são formas de fazer o Deck girar, do que Plant em si, acho que vocês entenderam o que eu quis dizer, mas enfim, isso não é o importante do post, e por favor, não me venham com coisas a respeito nos comentários, pois isso é apenas uma opinião minha. Mas voltando ao assunto, eu tenho acompanho o mesmo, e dentro dele, a carta Scapegoat vem sendo bastante aproveitada, mas existem vários elementos que possam ser o motivo real pela qual a Konami tenha liberado três cópias dos bodes de Joey, e o post irá procurar entender alguns aspectos e algumas formas como ela pode ser aproveitada.

Bom, aqui em baixo, irei inicialmente apresentar a Deck List Synchro Rules Ruler, e logo seguida, dar inicio ao que verdadeiramente interessa.


 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwzHolLOx3c8zTCGPlSGZ94eO2qqAFI9Gy-P7_dNWgqHCQeoWK-riQOJmLg5rwitp4x00u2xDLhQJZi8vVut7Ae-rU5LJUbrrphXFuRFn-z0WgKJ8Ssj99L4n2n5a2y4r-cKeu9brEf08/s320/Debris+Dragon.png

Monstros (27):

3x - Blaster, Dragon Ruler of Infernos
2x - Card Trooper
1x - Dandylion
2x - Debris Dragon
1x - Dragunity Corsecas
2x - Effect Veiler
1x - Lonefire Blossom
3x - Maxx "C"
3x - Redox, Dragon Ruler of Boulders
1x - Spore
3x - Tempest, Dragon Ruler of Storms
3x - Tidal, Dragon Ruler of Waterfalls
2x - Tragoedia

Mágicas (12):

1x - Dark Hole
1x - Foolish Burial
1x - Gold Sarcophagus
1x - Mind Control
2x - Mystical Space Typhoon
1x - One for One
3x - Sacred Sword of Seven Stars
2x - Scapegoat

Armadilhas (1):

1x - Return from the Different Dimension

Extra Deck:

1x - Ally of Justice Catastor
1x - Black Rose Dragon
1x - Crimson Blader
1x - Formula Synchron
1x - Gaia Knight, the Force of Earth
1x - HTS Psyhemuth
1x - Mist Wurm
1x - Scrap Dragon
1x - Stardust Dragon
1x - Star Eater
1x - Leviair Dragon
2x - Mecha Phantom Beast Dracossack
1x - Number 11: Big Eye
1x - Number 74: Master of Blades


Como vocês podem ver, essa Deck List apresenta duas cópias de Scapegoat, na qual é uma carta que dentro desse Deck, possa servir seus Tokens para um futuro Synchro Summon, em conjunto com Debris Dragon, Effect Veiler, Spore e Dragunity Corsecas, ai encontramos um arsenal de monstros Synchros a escolha do jogador que se identifiquem com a soma dos Level, mas é só por isso que usam Scapegoat nesse Deck? Bom, inicialmente sim, no entanto, eles também servem como uma forma de fazer uma barricada como defesa de ataques inimigos (falei estilo "integrante das forças armadas"), e isso é até bom, não 100%, quando nós enfrentamos monstros que ganham certas vantagens quando destrói outros monstros por batalha, mas isso é um detalhe a parte. É importante ressaltar, que os Tokens Special Summoned por essa carta, não podem ser tributados para um Tribute Summon qualquer (que pena Monarchs), mas para outros tipos de Tributo, sim, e é ai que entraremos no real propósito dessa postagem.

Galera, vocês gostam de viajar? Se sim, já viajaram de avião? Eu nunca viajei por esse meio de transporte, mas não deve ser algo tão extravagante, porém, pode sim dar um pouco de receio, mas afinal, o que isso tem a ver com a postagem? Simples pessoal, acho que todos vocês já devem ter sacado no ponto que eu quero chegar, e se vocês pensaram em Mecha Phantom Beast, acertaram, e são esses aviões aloprados na qual essa postagem seguirá seu intuito, pois ao meu ver, a empresa desenvolvedora do Card Game Yu-Gi-Oh!, Konami, trouxe a Scapegoat a três na atual Banlist por causa desses monstros, e vamos entender as razões pela qual eu penso desse jeito.


MechaPhantomBeastDracossack-LTGY-EN-ScR-1ELembram do efeito do Mecha Phantom Beast Dracossack? Aquele que você retira Material e traz dois Tokens? Sim. E aquele que você tributa o Mecha Phantom Beast qualquer para destruir uma carta no campo? Sim também.

2 Level 7 monsters
Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card; Special Summon 2 "Mecha Phantom Beast Tokens" (Machine-Type/WIND/Level 3/ATK 0/DEF 0). While you control a Token, this card cannot be destroyed by battle or card effects. Once per turn: You can Tribute 1 "Mecha Phantom Beast" monster, then target 1 card on the field; destroy that target. This card cannot attack during the turn you activate this effect.


Beleza, mas o que tem a ver? A Scapegoat só torna ele quase uma muralha bem difícil de se quebrar, e nada demais, mas e se eu tiver vários... antes de mais nada, vamos só destacar uma parte que acho importante vinda do Dracossack, que se repetirá várias vezes:

While you control a Token, this card cannot be destroyed by battle or card effects.
Enquanto você controla um Token, esta carta não pode ser destruída por batalha ou por efeitos.
 
Pronto, destacado, agora vamos continuar com a parte que eu parei em que dizia... mas e se eu tiver vários aviões que consigam tirar uma vantagem de qualquer Token no campo? Não seria bem legal? Mas que aviões? Esses aqui:

MechaPhantomBeastConcoruda-JOTL-EN-SR-1EMechaPhantomBeastMegaraptor-LTGY-EN-SR-1EMechaPhantomBeastHamstrat-BP02-EN-C-1EMechaPhantomBeastHarrliard-JOTL-EN-C-1E
  MechaPhantomBeastTetherwolf-LTGY-EN-R-1EMechaPhantomBeastColtwing-JOTL-EN-C-1EMechaPhantomBeastSabalhawk-SHSP-JP-CMechaPhantomBeastStealthray-LTGY-EN-C-1E

Bom, todos esses monstros aqui em cima compartilham o mesmo efeito destacado ali em cima, menos o Synchro Concoruda, e é claro que eu não coloquei todos os Mecha Phantom Beast existentes, mas sim uma grande parte daqueles que partilham um outro significado que irá fazer uma ligação direta com a Scapegoat, que é isso aqui: "Once per turn: You can Tribute "quantidade " Token...", a partir disso, temos a possibilidade de se aproveitar dos Tokens da Scapegoat para fazer várias funções individuais de cada Mecha Phantom Beast, e de forma "massiva", porque Scapegoat não fornece apenas um ou dois Tokens, ela dá diretamente quatro Tokens, que podem ser abusados caso se consiga fazer várias combinações que traga a campo diversos aviões para se aproveitar do seu repertório. 

Por exemplo, com o Mecha Phantom Beast Harrliard, eu posso tributar um Token, trazer um Mecha Phantom Beast da mão para o campo, como uma troca, ai esse monstro imaginamos que seja um possível Megaraptor, onde em sequencia, vou poder Tributar mais outro Token para buscar um Mecha Phantom Beast do Deck para mão, e com os dois monstros Level 4 em campo, eu posso fazer Xyz Summon de Gear Gigant X, ativar seu efeito e buscar mais um Mecha Phantom Beast do Deck. Isso é um exemplo, temos vários, como usar o Mecha Phantom Beast Hamstrat para "reviver" um outros avião do Cemitério; Tributar Token para fazer um boost no ataque do Tetherwolf; Ativar Stealthray para destruir uma Mágica/Armadilha no campo; Usar o Coltwing para destruir um monstro, e etc.Tudo vai depender da ocasião, necessidade, e é claro, visão de jogo.

Vamos lembrar que os Mecha Phantom Beast tem seus Leveis aumentados de acordo com o Level Total dos monstros Token em campo, mas espera, não é qualquer Token, é apenas Mecha Phantom Beast Token, então os bodes não influenciam nisso, estou dizendo isso porque já vi gente confundindo, e é importante notar esse fator.
Outras cartas que também podem se aproveitar de Scapegoat ainda com a temática de aviação, são as cartas:

AerialRecharge-LTGY-EN-C-1ESonicBoom-JOTL-EN-C-1E

Cartas que conseguem aproveitar os bodes para coisas mais simples, que no caso da Aerial Recharge, é apenas uma forma de conseguir se manter em campo, já que ela tem um custo de manutenção frequente bem chato (que eu acho nada a ver). E a Sonic Boom tem algo bem interessante, ainda mais para os aficionados por OTK, ela é muito parecida como uma carta que conhecemos chamada Limiter Removal, que alias, é um exemplo totalmente igual da Sonic Boom (ou melhor, BOOOOOOOOOOOOOOM!), pois os Mecha Phantom Beast, todos devem saber que são monstros Machine, mas em contrapartida, os Bodes Expiatórios não são, sendo todos eles monstros Beast, ai voltando lá em cima, na parte que eu destaquei dos monstros Mecha Phantom Beast, vimos que eles são protegidos pela presença de Tokens, então ao usar tanto Sonic Boom quanto Limiter Removal, um monstro ou monstros receberam um upgrade no ataque e com a presença dos Tokens da Scapegoat em campo, eles não serão destruídos mais para frente, e isso é bem bacana, não concordam? 

Isso me faz lembrar que é necessário falar que esses Tokens também irão proteger os monstros Mecha Phantom Beast de serem pegos por cartas como Bottomless Trap Hole, Torrential Tribute, Trap Hole ao entrarem a campo, e não só nessa condição, mas em qualquer condição em que tenham uma carta exercendo a capacidade de destruir, como Dark Hole, Mirror Force, entre outras diversas cartas.
Acho que o assunto em torno de Mecha Phantom Beast em cima, terminou, agora vamos partir para outras cartas que também podemos fazer um bom proveito, mas entrando inicialmente com cartas que funcionam exatamente e unicamente com Tokens, temos essas aqui:

http://www.mawo-cards.com/artikel/541/Token-Thanksgiving_28454.jpgTokenChristmas-PR03-JP-CTokenSundae-STOR-EN-C-UETokenStampede-AP02-EN-C-UE

Temos várias dessas cartas de Token Celebration, que é o nome da série onde aparece "Goblins" em comemoração em meio a um monte de Token no entorno da artwork, mas eu não dou muito destaque a grande parte delas, por não achar elas muito necessárias, mas tem uma que eu concordo ser bastante vantajosa se unirmos junto com a Scapegoat, e essa é a Token Sundae, não sabem o efeito dela? Confiram então:

Destroy all Tokens you control, then destroy cards on the field, up to the number of Tokens destroyed by this effect.
Destrua todos os Tokens que você controla, então destrua cartas no campo, igual ao número de Tokens destruídos por esse efeito. 

Caras, agora imaginem isso com quatro Tokens da Scapegoat, é praticamente uma forma de limpar o campo, dependendo da situação, e pode cair muito bem em Mecha Phantom Beast que também tem suas formas de encaixar Tokens em campo, e para brincar, o efeito da Token Sundae não faz "target" nenhum, sendo algo que pode pesar para o oponente, e vamos lembrar também que destruir os seus próprios Tokens não é um custo, então caso ela seja negada, não sai tanto no prejuízo.

A Token Stampede, é uma carta que esta fora da série de cartas Token Celebration, mas que pode dar um outro intuito para os monstros Token, pois podemos sim, usa-los para atacar nossos oponente, então a Stampede irá boostar o ataque deles, ai podemos até ironizar em pensar em um tipo de estratégia OTK, se usarmos outras cartas em conjunto, como United We Stand, Solidarity e etc.

Dá pra se pensar muita coisa, mas acho que dessa forma mais aberta, fica algo muito do que denominamos de "for fun", então voltando para uma seriedade maior, existente também outras cartas que se aproveitam de Scapegoat sem estar ligada diretamente ao tema. Essas cartas que vou colocar agora, são cartas que realmente aparecem bastante no Metagame, elas são:

EnemyController-BP02-EN-C-1Ehttp://duelshop.com.br/media/catalog/product/cache/2/image/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/s/d/sdok-en029.jpgMindControl-LCYW-EN-UR-1E

Quem nunca ficou com raiva dessas cartas? Ou então, quem nunca já tomou um prejuízo por causa delas? É galera, são cartas bem chatas e que caem muito bem com o uso de Scapegoat, pois os bodezinhos tem 0 de Ataque, isso mesmo, 0, então se você ativar uma Creature Swap, você pode trocar um bode por qualquer monstro praticamente, que vai ter mais ataque que o bode, relativamente, e isso é muita sacanagem, já pensaram em seus queridos monstros High Priestess of Prophecy, Mecha Phantom Beast Dracossack, Gishki Zielgigas ou qualquer outro, serem trocados assim, por um monstro com 0 de Atk e Level 1 ainda por cima?

A Enemy Controller e Mind Control também são usadas para tomar posse de monstros inimigos, mas Enemy tributa para roubar, já a Mind Control apenas rouba e pronto, ai no caso, podemos usar isso para aplicar efeitos dos monstros do oponente, e também para Synchro e Xyz Summon.

http://images3.wikia.nocookie.net/__cb20111107205609/yugioh/pt-br/images/b/b1/DestinyHEROPlasmaCT04-EN-ScR-LE.pngE por último, gostaria de lembra-los senhores, que também existe uma grande especulação em cima de um tal de Tele-Dad, Tele-Undeed, e diversos nomes diferentes que tem ocorrido, na qual utilizam bastante os monstros Destiny Hero, e um deles é o Plasma, que é um monstro com um efeito bem chatinho, chatinho é pouco, ele é extremamente imbecil, porque além de ser uma Skill Drain viva apenas para a pessoa que o enfrenta, ele ainda "rouba" monstros do oponente e equipa a si mesmo, e ao fazer isso, ele aumenta seu ataque de acordo com o ataque do monstro equipado, uma vez por turno, e isso é uma maravilha ironicamente falando, entenderam o tamanho do problema que esse monstro condiz?

Mas não é algo que devemos sair nos preocupando atoa não, é um rumor que vem passando por ai, e também não é algo que seja complicado de se li dar, porque existem diversos meios de se retirar um bichano desse do campo, ou até mesmo que ele venha entrar a campo, bom, enfim, ele tem efeito excelente mas não é 100% desequilibrado, algo que possa ferrar com todo mundo, não, nada disso.

Então pessoas, estou encerrando essa postagem aqui, eu espero que eu tenho conseguido passar tudo que busquei aqui de forma clara e correta, e até mesmo fico feliz caso tenha transmitido alguma ideia nova para vocês que esteja ou não diante dessa postagem. Mais para frente estarei trazendo um Ideias para Decks focado em Mecha Phantom Beast, com algumas ideias que eu tenho e tudo mais. Estou com bastante posts pendentes em produção e espero que vocês continuem conferindo tudo. Agora eu passo novamente o bastão para vocês (olha a malícia na mente querendo te dominar) estarem comentando e dizendo o que acham sobre a Scapegoat, falando ideias e etc etc.

Muito obrigado e até a próxima.
(God of Death) Kaos.

http://ih3.redbubble.net/image.13499882.7883/sticker,375x360.u2.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário